Entre em contato!

VEJA TODAS AS SEDES!
Segurança do Trabalho

O técnico de segurança do trabalho é o profissional que analisa os métodos e processos de trabalho, identificando suas condições e fatores de risco, propondo melhorias e maior segurança.
 
É ele quem estuda o ambiente dos funcionários de uma empresa para ver se as normas trabalhistas estão sendo cumpridas, tanto em questões como higiene e alimentação, quanto em fatores que expõem a vida do empregado.
 
O técnico, com isso contribui para que muitos acidentes sejam evitados, trazendo maior qualidade de trabalho a toda empresa.
 
Temos como nosso mais forte diferencial a presença do módulo de estágio obrigatório, ao final do curso, onde o aluno coloca em prática, supervisionado pelo professor e um supervisor local na empresa, todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. 

Através de métodos e técnicas desenvolve as seguintes atividades:

Reconhece fatores de risco ambiental;

Investiga e analisa acidentes; 

Recomenda medidas de prevenção e controle;

Conhece os fundamentos de prevenção das doenças e acidentes do trabalho;

Desenvolve procedimentos técnicos voltados para a elevação do nível de qualidade de vida do trabalhador;

Identifica medidas de segurança no armazenamento, transporte e manuseio de produtos;

Encaminha aos setores e áreas competentes normas, regulamentos, documentação, dados estatísticos, resultados de analises e avaliações, materiais de apoio técnico, educacional e outros de divulgação para conhecimento e autodesenvolvimento do trabalhador;

Coopera com as atividades do meio ambiente, orientando o trabalhador quanto ao tratamento e destinação dos resíduos industriais;

Analisa e classifica os dados estatísticos de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho, calculando sua frequência e gravidade para propor ajustes de ações preventivas, normas, regulamentos e outros dispositivos de ordem técnica que permitam a proteção coletiva e individual.

Atua em empresas de médio e grande porte, indústria em geral, hospitais, construção civil, indústrias de petróleo e gás, metalúrgicas e têxteis, centro de pesquisas, universidades e consultorias de forma autônoma elaborando PPCI's. 

 

É cada vez maior a demanda do mercado por profissionais da área de Segurança do Trabalho. Hoje, empresas de todos os portes e segmentos investem na segurança de sua equipe, abrindo espaço para o técnico em áreas como:

Empresas públicas e privadas registradas pela CLT;
Treinamento e consultoria na área de saúde ocupacional;
Treinamento e consultoria na área de higiene;
Treinamento e consultoria na área de segurança;
Treinamento e consultoria na área de meio ambiente,

O Técnico em Segurança do Trabalho é profissional que protege ambos os lados, o do  empregado e do empregador.Em sua função o Técnico deve ser prevencionista, estudando as peculiaridades  de cada tipo de trabalho e evitando que acidentes ocorram, protegendo desta forma o empregado.

É um profissional que deve fazer com que se cumpram todas as leis, NORMAS DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO, de maneira que a empresa cumprindo todas as determinações legais e não venha a ter problemas futuros com o Ministério do Trabalho ou Ações Trabalhistas.

Faixa salarial inicial de R$ 2.200,00. 

Pré-requisitos

O candidato deve comprovar ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio e ter a idade mínima de 16 anos.
Campos de estágio

A Escola Técnica Universitário mantém convênio com as seguintes empresas:
Hospital Santa Casa;
Pirelli;
Perto/Digicon;
Bomber;
Ambev;
Souza Cruz;
Sogil;
Globo Inox;
Corpo de Bombeiros de Gravataí / 8º CRB;
Petrobrás

Sogipa

Melnick Even

Modalidade: Presencial

Horário: Noite das 19h15min às 22h30min
 
O curso contempla atividades teóricas em sala de aula, visitas técnicas em empresas, aulas em laboratório próprio, palestras e estágio curricular obrigatório. 
Todos os professores são graduados e especializados em áreas técnicas e pedagógicas.
Duração:  Curso é distribuído em  3 módulos, mais disciplina de estágio profissional supervisionado em empresa conveniada. a escola faz o encaminhamento aos campos de estágio, que torna o curso diferenciado e mais qualificado em relação aos demais. Tempo total de curso: 2 anos. 
Consultar a grade de disciplinas no setor de informações. 

 

CONTATO
ONDE ESTAMOS?
Rua Coronel Sarmento, 1736
Fone: 51 3488-3652